03 a 05 de abril de 2023
São Paulo, Brasil

Comitê de Diversidade

Em defesa de uma indústria mais inclusiva, diversa e responsável

Sobre o Comitê

Fundado em 2022, o Comitê de Diversidade da WTM Latin America reúne diversos profissionais, com diferentes jornadas em distintos setores da indústria de viagens e turismo com objetivo de: 

  • Mergulhar a fundo nas discussões sobre D&I na indústria do Turismo;
  • Ouvir e refletir sobre os conteúdos mais atualizados a fim de encontrar novos caminhos;
  • Discutir e compreender as reais necessidades comportamentais do mercado para que haja mais assertividade na criação de estratégias;
  • Ampliar o pensamento coletivo de público sobre a importância desse tópico;
  • Continuar expandindo nossas mentes em busca de alternativas para um mundo mais justo de se viver. 

Membros

Adriana Cavalcanti

Atuou por quase 30 anos como executiva na indústria de aviação comercial e em 2017, fez uma transição de carreira atuando como conselheira de administração em diversos comitês de investimento e empresas de diversos setores. Acredita na D&I como um acelerador de performance nas organizações e um vetor de transformação e impacto positivo na sociedade. É cofundadora da MUST – Mulheres do Setor de Turismo, Mentora do Programa Winning Women da Consultoria EY e mais recentemente empreendedora, enquanto sócia-fundadora da Ginga Hair, a primeira fábrica de cabelos sintéticos do Brasil, cuja missão é alavancar os negócios de pequenas empreendedoras trancistas das periferias de grandes centros urbanos, trazendo visibilidade, capacitação e aumento de renda, através de uma cadeia de valor sustentável.

Carolina Stolf

Turismóloga, pós-graduada em Gestão de Vendas pela FAAP com certificação internacional em Business Management e atuante há 16 anos no segmento de hotelaria pelo grupo Accor, onde atualmente ocupa a posição de diretora regional de vendas América do Sul para os hotéis das marcas luxury, lifestyle & premium do grupo. Acredita na mudança do status-quo para a transformação do setor de turismo, e é co-fundadora da MUST – Mulheres do Turismo, primeira plataforma de conteúdo e discussões criada para potencializar competências das mulheres do setor e inspirar o protagonismo feminino no mercado.

Clovis Casemiro

Clovis Casemiro começou sua carreira no Turismo em 1979 e trouxe a Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA) para o Brasil em 1998. Sempre acreditou que o Turismo LGBTQ+ traria para nossa comunidade uma visibilidade positiva em termos de empregabilidade e negócios e de todos envolvidos na indústria do Turismo. Hoje, atua à frente da entidade como coordenador e é responsável pelos membros no Brasil, Portugal e América Latina, e sua prospecção de empresas interessadas em participar, incluindo seminários e treinamentos focados na conscientização e no bem receber a este público, palestras em congressos e participação nas feiras e eventos do Turismo. Em 2020 acumulou o cargo de executivo comercial da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

Gustavo Pinto

Conselheiro para o turismo responsável da WTM Latin America. Mestre em Turismo Responsável pela Manchester Metropolitan University - Reino Unido. Fundador da Turismo Responsável, consultoria em planejamento, promoção e apoio à comercialização turística na América Latina. Membro fundador da Muda! Coletivo Brasileiro para o Turismo Responsável. Membro do Centro Internacional de Turismo Responsável (ICRT). Especialista em Gestão de Projetos Sociais - PMD Pro. Atua como consultor em planejamento e comercialização em turismo há 10 anos para instituições como Ministério do Turismo, SEBRAE Nacional e Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo.

Mariana Aldrigui

Mariana Aldrigui é professora doutora e pesquisadora vinculada à Universidade de São Paulo. Preside, desde Dez/17, o Conselho de Turismo da FecomercioSP e Coordena as ações da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil e nas ações de expansão para a América Latina.

Dedica suas pesquisas à compreensão do papel do turismo no Brasil, combinando aspectos políticos, econômicos e sociais. Trabalha sob a lógica do mapa de oportunidades municipais, entendendo que não há dois municípios iguais e, portanto, cada um demanda uma estratégia distinta para ter sucesso no desenvolvimento do turismo e na melhoria da qualidade de vida de sua população.

Ricardo Gomes

Ricardo Gomes, paranaense de 51 anos, formado em Comunicação Social - Jornalismo e pós-graduado pela Universidade de Londrina, tem uma trajetória de 20 anos na área de eventos em diversos segmentos. Em setembro de 2016 reeditou a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, entidade que preside. Em 2017 foi eleito o 5º LGBT mais influente de São Paulo e em 2019 foi listado pela Revista Panrotas entre os importantes impulsionadores do turismo nacional.

Rogéria Pinheiro

Mentora, expert em viagens de luxo e gestão de Agências de viagens. Há 20 anos no mercado de viagens de luxo, Rogeria já viajou o mundo aprendendo e vivenciando na prática experiências de atendimento em excelência que compartilha há 10 anos a frente da RP Travel Education, empresa de educação que já conta com centenas de alunas e agências mentoradas. Sempre antenada e conectada com as necessidades do mercado de turismo, entendeu que poderia ajudar agências de viagens a aumentarem suas vendas através de seu método exclusivo de atendimento consultivo e ampla experiência em gestão e estratégia de negócios.

Wellington Melo

Wellington Melo é o mais novo diretor geral do Unique, hotel localizado em São Paulo. Cursou hotelaria na Universidade Anhembi Morumbi e foi o primeiro colocado no curso de sommelier profissional pela Associação Brasileira de Sommeliers, concluído em 2006. Wellington entrou no hotel como ajudante de garçom, mas nunca parou de estudar e investir em si mesmo. Em 19 anos passou por diversas posições desde garçom, captain, supervisor de A&B (sommelier do hotel), coordenador de A&B, gerente de A&B, diretoria de operações até chegar à diretoria geral.

Manifesto pela Diversidade

Em defesa de uma indústria mais inclusiva, diversa e responsável

Apresentação

Um dos setores mais afetados pela pandemia, o turismo tem em 2022 a oportunidade de se consolidar como uma força pela paz, pelo bem-estar coletivo e pelo desenvolvimento sustentável das diferentes regiões do mundo. Se, historicamente, o turismo foi movido pelo interesse nas diferenças, é urgente e necessário que estas diferenças também se manifestem na condução dos negócios e das decisões do setor.

Há inúmeras evidências de que quanto maior a diversidade das equipes, e quanto mais as nuances da sociedade estiverem representadas, melhores os resultados obtidos em termos de desempenho, cooperação, criatividade e retorno financeiro.

Para além da necessária reparação histórica, trata-se de um compromisso com a construção de uma sociedade mais tolerante, menos desigual, calcada fundamentalmente no respeito à todos os indivíduos, e dedicada à eliminar o preconceito em todas as suas formas.

É preciso mais que vontade, é necessário que haja compromisso. E em nome da WTM Latin America, manifestamos nosso compromisso com os ideais de um mundo em que todos sejamos livres, felizes e respeitados em nossa integralidade.

Compromissos

  1. A indústria que depende da paz e da tolerância entre os povos deve ser um modelo na adoção de políticas de diversidade.
  2. Somos um retrato real de um mundo diverso. Almejamos ser inclusivos e acolhedores para as pessoas. Todas as pessoas. Sem nenhuma distinção.
  3. Trabalhamos para aumentar a participação de empresas comprometidas com ações de responsabilidade social e ambiental. 
  4. Ampliaremos as ações de reconhecimento, valorização e divulgação de iniciativas bem- sucedidas e inspiradoras para o turismo.
  5. Por meio de estudos, mapearemos a desigualdade e as barreiras de acesso aos empregos e oportunidades do setor, compartilhando informações que possam nos levar a melhores indicadores.
  6. O preconceito é incompatível com o turismo. Em qualquer lugar.

Você também faz parte!

Tem alguma sugestão de tema que deva ser discutido por nosso comitê e tratado na WTM Latin America? Queremos a sua contribuição para tornarmos a indústria de viagens mais inclusiva e diversa!