3 a 5 de agosto de 2021

Prêmio de Turismo Responsável

Desde sua primeira edição, a WTM Latin America apresenta painéis que tratam dos assuntos mais urgentes do turismo responsável. Cientes da posição central que ocupamos na América Latina como evento que reúne o trade de todo o continente, nosso papel é o de influenciadores do desenvolvimento sustentável da nossa indústria. Apresentamos aos nossos visitantes soluções para transformar os destinos em lugares melhores para viver e visitar.

Nesta edição programa de turismo responsável da WTM Latin America contará com o Prêmio de Turismo Responsável, que se junta às premiações já apresentadas em Londres, na Índia e na África. Nesta primeira edição, homenagearemos soluções eficazes para questões urgentes na América Latina, como inclusão social e preservação da biodiversidade e do patrimônio cultural.

As Categorias da Premiação

As categorias do WTM World Responsible Tourism Awards mudam a cada edição. Para a primeira edição do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, selecionamos as quatro categorias que mais se repetiram ao longo da história da WTM Londres.

Estas categorias estão em consonância com temas que são centrais para o nosso continente e que precisam de nossa atenção imediata. A WTM Latin America terá o orgulho de premiar as iniciativas de desenvolvimento responsável do nosso trade que são um exemplo a ser seguido pelo mundo inteiro.

Melhor em redução da pobreza e inclusão

A categoria “Melhor em redução da pobreza e inclusão” é uma das mais antigas do World Responsible Tourism Awards, e estamos orgulhos em apresentá-la no primeiro ano da edição latino-americana devido à importância que ela tem no nosso continente. Essa premiação tem como foco prestadores de serviços que encaram o turismo como uma estratégia para mudar a realidade local, usando experiências de viagem memoráveis para alcançar uma redução mensurável da pobreza em uma comunidade local, inclusive entre pessoas locais e marginalizadas, e criando formas inclusivas de prestação de serviços de turismo e valores compartilhados com as comunidades locais.

Inscrições encerradas.

Melhor contribuição para a preservação da vida selvagem

O turismo pode ser uma maneira eficiente de divulgar a questão da preservação da vida selvagem entre comunidades locais, governos, empresas que se beneficiam de recursos naturais e, é claro, os viajantes. O objetivo da categoria “Melhor contribuição para a preservação da vida selvagem” é premiar iniciativas que incluam experiências de observação da vida selvagem, trilhas ecológicas, lugares para se hospedar ou outras atividades que atuem como estratégias de preservação da vida selvagem e dos habitats locais.

Inscrições encerradas.

Melhor atração do patrimônio cultural

A América Latina é um continente com uma infinidade de destinos nos quais o patrimônio cultural é a principal atração. De locais totalmente preservados a tradições e cerimônias ancestrais, temos muito a proteger, e o turismo pode ser um agente fundamental para isso. A premiação “Melhor atração do patrimônio cultural” busca exemplos comprovados de um recurso cultural, histórico ou natural que esteja sendo protegido no centro de uma experiência de turismo.

Inscrições encerradas.

Melhor destino para o turismo responsável

O turismo responsável consiste em transformar os destinos em lugares melhores para as pessoas morarem e em lugares melhores para as pessoas visitarem. Faz parte da responsabilidade dos destinos fazer o turismo atuar em prol da mudança, tornando cada visita uma experiência agradável para o viajante e tornando o viajante um agente de criação de empregos locais qualificados, preservação cultural e natural e sustentabilidade da indústria no longo prazo. A categoria “Melhor destino” é voltada aos destinos que usam o turismo para promover o desenvolvimento local sustentável.

Inscrições encerradas. 

Quer saber mais sobre Turismo Responsável?

Dê uma olhada em todas as iniciativas que o Portfólio WTM promove em todas as feiras ao redor do mundo.